Pular para o conteúdo principal

Aula 18/11 - Famílias Lógicas

     Com o avanço do desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, da popularidade dos circuitos integrados (CIs), foram sendo "criadas", séries de CIs, ou seja, grupos de dispositivos compatíveis com os mesmos níveis lógicos e tensões de alimentação, permitindo assim uma compatibilidade entre eles, então tornou-se necessário a identificação das características de cada uma dessas famílias.

    As famílias lógicas diferem basicamente pelo componente principal em seus circuitos, sendo, para as famílias TTL (Transistor-Transistor Logic) e ECL (Emitter Coupled Logic) otransistores bipolares, enquanto para as famílias PMOS, NMOS e CMOS, os transistores unipolares de efeito de campo (MOSFET)

        A seguir alguns detalhes sobre algumas das principais famílias:

Família TTL:

       Significa Lógica Transistor-Transistor. nesta família, a tensão de alimentação se restringe a 5V contínuos, tendo, porém, uma faixa de tensão correspondente aos níveis lógicos 0 e 1. Como mostra a figura a seguir:


      Como podemos ver, entre as faixas de VIHmáx e VIHmín estão todos os valores de tensão que serão considerados nível ALTO e entre as faixas de VILmáx e VILmín, as tensões que serão de nível BAIXO, outro detalhe importante é observarmos a existência da faixa entre VIHmín e VILmáx, onde a tensão não admitirá nenhum nível lógico.

Família CMOS:

    Significa Complementary Metal Oxide Semiconductor (Semicondutor de Óxido-Metal Complementar), esta família utiliza tanto FETs canal-N quanto canal-P, e tem como características e principais vantagens, o baixo consumo de corrente (baixa potência), alta imunidade a ruídos, e uma faixa de alimentação tanto de 3V até 18V, conforme o modelo.
     Assim como a família TTL, possuem uma faixa de tensão para representar os níveis lógicos de entrada e saída, porém com o diferencial de dependerem tanto da tensão de alimentação, quanto da temperatura ambiente, por conta do baixo consumo de corrente, possuem uma menor velocidade de operação se comparados com os TTL.
        Exemplo de circuito implementado usando a família CMOS:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UNIDADE 2 - Sistemas de Numeração

       É inegável que os sistemas numéricos fazem parte de nossa vida como um todo, se hoje em dia conseguimos fazer cálculos em um computador, é porque durante nossa infância aprendemos um sistema. Mas é importante lembrar que não só precisamos saber deste sistema, que provavelmente é o decimal (se você é um humano), mas as máquinas também precisam "saber" algum sistema numérico, caso contrário, estaríamos apenas olhando para telas vazias.      Então é desta forma que vemos cada vez mais a necessidade de diversos sistemas numéricos utilizáveis para distintas tarefas, e alguns destes sistemas estão descritos a seguir: Sistema decimal      Um sistema que dispensa comentários, utilizado mundialmente e atualmente o mais conhecido, o quanto estamos acostumados com este sistema que é constituído pelos símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 não está escrito, com ele, podemos reduzir a representação de números que em binário por exemplo seriam ...

UNIDADE 6 - Circuitos Aritméticos

     Como foi solicitado na última aula do dia 23/09/2021, neste post, iremos resolver 3 circuitos presentes no livro "Sistemas Digitais: Fundamentos e Aplicações" , de Floyd. Obs . Todos os circuitos foram tirados dos exercícios da página 300 . Circuito 1 (Seção 5.1 - Figura 5-51) Tabela Verdade: Simulação: Circuito 2 (Seção 5.2 - Figura 5-52) Tabela Verdade: Simulação: Circuito 3 (Seção 5.2 - Figura 5-52) Tabela Verdade: Simulação: