Pular para o conteúdo principal

UNIDADE 4 - Portas Lógicas

Porta lógica AND

    Nesta porta, a saída apenas será 1 quando todas as entradas N forem 1 (verdade), ou seja se há 2 entradas, as 2 entradas precisam ser 1 (verdadeiras).

Circuito exemplo:

Tabela verdade:

Representação gráfica:



Porta lógica OR

    Nesta porta, a saída será 1 caso qualquer uma das N entradas for 1 (verdade), ou seja, neste caso precisamos apenas de uma ocorrência, ou N > 0 ocorrências.

Circuito exemplo:

Tabela verdade:

Representação gráfica:



Porta lógica NOT

    Nesta porta, a saída é invertida de sua entrada, ou seja, caso a entrada seja 0 (falsa), ela se tornará 1 (verdadeira), e caso a entrada seja 1 (verdadeira), ela se tornará 0 (falsa).

    Esta porta também contem a condição de "suportar" apenas uma entrada, ou seja, podemos "inverter" apenas uma entrada.

Tabela verdade:

Representação gráfica:

Como poderemos ver ao combinar esta
porta com outras, o sinal que simboliza
esta "inversão" é o círculo a frente
da porta

Porta lógica NAND e NOR

    Estas portas representam a combinação da porta "NOT" com as portas "AND" e "OR", respectivamente, sendo assim, podemos dizer que sua saída será o inverso da saída OR ou AND.

NAND:

    Na porta AND, obtemos a saída 1 caso todas as entradas N sejam 1, sendo assim, temos apenas uma saída 1, mas agora, como precisamos inverter a saída do AND, o contrário será a saída com todas as N entradas 1 (verdadeiras) como uma saída 0 (falsa) e as demais como 1.

Tabela verdade:

Representação gráfica:

NOR:

    Na porta OR, obtemos uma saída 1 (verdadeira) caso qualquer uma das N entradas seja 1, assim, tínhamos apenas uma saída 0, no caso de todas as entradas N serem 0. Para a porta NOR, pegaremos estas saídas e as inverteremos, tendo como resultado uma saída 1 (verdadeira) apenas para o caso que todas as N portas sejam 0 (falsas), e as demais portas serão 0, como é visto na tabela a seguir.

Tabela verdade:

Representação gráfica:


obs: A maneira mais fácil de se obter a saída final é pegarmos a saída da porta lógica sem a inversão (AND ou OR) e depois invertermos todas as saídas, assim teremos a saída na porta NAND ou NOR.

Porta lógica XOR e XNOR

    Estas portas são denominadas exclusivas, sendo a Exclusive-OR (XOR) e a Not XOR (NXOR), é importante citar que esta operação só existirá entre 2 entradas. As portas possuem as seguintes condições:

XOR:

    Na porta XOR, obteremos uma saída 1 (verdadeira) somente se as duas entradas forem DIFERENTES, ou seja, caso elas sejam 0 e 1, ou 1 e 0, nos demais casos onde temos ambas as entradas como 1 ou 0, teremos uma saída 0.

Tabela verdade:

Representação gráfica:

XNOR:

    Como podemos imaginar, se tratando de uma inversão da porta anterior (XOR), nesta porta, teremos uma saída 1 (verdadeira), caso as 2 entradas sejam IGUAIS, e para os demais casos, agora será uma saída 0 (falsa).

Tabela verdade:

Representação gráfica:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UNIDADE 2 - Sistemas de Numeração

       É inegável que os sistemas numéricos fazem parte de nossa vida como um todo, se hoje em dia conseguimos fazer cálculos em um computador, é porque durante nossa infância aprendemos um sistema. Mas é importante lembrar que não só precisamos saber deste sistema, que provavelmente é o decimal (se você é um humano), mas as máquinas também precisam "saber" algum sistema numérico, caso contrário, estaríamos apenas olhando para telas vazias.      Então é desta forma que vemos cada vez mais a necessidade de diversos sistemas numéricos utilizáveis para distintas tarefas, e alguns destes sistemas estão descritos a seguir: Sistema decimal      Um sistema que dispensa comentários, utilizado mundialmente e atualmente o mais conhecido, o quanto estamos acostumados com este sistema que é constituído pelos símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 não está escrito, com ele, podemos reduzir a representação de números que em binário por exemplo seriam ...

Aula 18/11 - Famílias Lógicas

      Com o avanço do desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, da popularidade dos circuitos integrados (CIs), foram sendo "criadas", séries de CIs, ou seja, grupos de dispositivos compatíveis com os mesmos níveis lógicos e tensões de alimentação, permitindo assim uma compatibilidade entre eles, então tornou-se necessário a identificação das características de cada uma dessas famílias.      As famílias lógicas diferem basicamente pelo componente principal em seus circuitos, sendo, para as famílias TTL (Transistor-Transistor Logic) e ECL (Emitter Coupled Logic)  o s  transistores bipolares, enquanto para as famílias PMOS, NMOS e CMOS, os transistores unipolares de efeito de campo (MOSFET)           A seguir alguns detalhes sobre algumas das principais famílias: Família TTL:         Significa Lógica Transistor-Transistor. nesta família, a tensão de alimentação se restringe a 5V contínuos, ten...

UNIDADE 6 - Circuitos Aritméticos

     Como foi solicitado na última aula do dia 23/09/2021, neste post, iremos resolver 3 circuitos presentes no livro "Sistemas Digitais: Fundamentos e Aplicações" , de Floyd. Obs . Todos os circuitos foram tirados dos exercícios da página 300 . Circuito 1 (Seção 5.1 - Figura 5-51) Tabela Verdade: Simulação: Circuito 2 (Seção 5.2 - Figura 5-52) Tabela Verdade: Simulação: Circuito 3 (Seção 5.2 - Figura 5-52) Tabela Verdade: Simulação: